FAQ

Dúvidas Frequentes

PRINCIPAIS PERGUNTAS

Tire suas dúvidas!

Reunimos aqui as principais dúvidas que todo mundo tem quando o assunto é energia solar fotovoltaica.

Observação

Caso não encontre sua dúvida aqui, sinta-se a vontade para entrar em contato.

Dúvidas sobre o sistema

Os sistemas fotovoltaicos são baseados na geração de eletricidade a partir da luz solar.

Os raios do sol incidem sobre os módulos fotovoltaicos (painéis/placas), colidindo com átomos de silício, deslocando elétrons. É esse deslocamento que produz a corrente contínua.

Esta corrente contínua é convertida em corrente alternada por inversores e distribuída para redes domésticas e de serviços públicos (concessionarias).

A quantidade varia de acordo com o seu consumo e espaço disponível, já que temos placas de diferentes potências. Para saber qual é a configuração ideal para o seu sistema, sugerimos que faça uma simulação clicando aqui.

O único requisito indispensável para produzir sua própria energia é o espaço para alocar os painéis. Os painéis devem ser instalados em local e altura determinados pela localização do edifício.

Com suas devidas manutenções nos equipamentos e uma instalação correta, é possível que a vida útil dos módulos fotovoltaicos passem dos 30 anos de uso. 
A garantia de eficácia mínima de 80% é de 25 anos.

Os módulos precisam da luz solar para produzir energia, por isso fazemos o cálculo para que seja suprida a energia considerando o tempo que não será produzido, ou seja, à noite.

Lembrando que toda a energia é gerada com uma margem de sobra, para que gere créditos junto a concessionaria e mesmo durante os meses em que a produção é menor em decorrência de chuva ou tempo nublado não falte energia gerada e consequentemente não gere custos adicionais.

Dúvidas sobre o funcionamento

Infelizmente não é possível zerar a conta de luz, mas, é possível zerar o seu consumo de energia da distribuidora. ⠀

Com um sistema fotovoltaico, toda a energia que você consome virá através da luz do sol: gratuita, limpa e livre de inflação. ⠀

Sua conta não ficará zerada pela taxa mínima de luz cobrada, que você consumidor residencial, paga para ter acesso à rede elétrica da sua distribuidora. ⠀

Podemos pensar como uma mensalidade, onde você só paga caso o seu consumo mensal não atinja esse valor mínimo.⠀

Então, se o tanto que consumiu no mês ultrapassar esse valor mínimo, você pagará apenas o que consumiu. Afinal o sistema continuará ligado a rede. 

A energia excedente será enviada para a rede da concessionária, que gerará um crédito de energia que poderá ser utilizado por vários meses, produzindo menos energia do que consome.

Este saldo também chamado de crédito remanescente pode ser utilizado por até 60 meses podendo ser distribuído em mais de uma residência.

Um sistema de energia solar conectado à rede deve cessar a operação quando não houver fornecimento de energia  da concessionária e apenas retomar quando o serviço for restaurado.

Trata-se de uma medida de segurança exigida pela Aneel para preservar a segurança dos técnicos responsáveis ​​pela rede.

Sem esse dispositivo, o sistema continuaria produzindo e injetando-o na rede elétrica, colocando em risco a vida desses profissionais.

Não encontrou a sua dúvida?

Fique tranquilo, nossa equipe está aguardando ansiosamente para ajuda-lo.